Estado australiano devolve a floresta tropical mais antiga do mundo para tribo indígena

Queensland, o terceiro estado mais populoso da Austrália, prometeu nesta quarta-feira (29/09) devolver a propriedade da floresta tropical mais antiga do mundo a um grupo indígena local, o povo Kuku Yalanji oriental.


A floresta tropical Daintree, listada como Patrimônio Mundial desde 1988, vem crescendo há 180 milhões de anos e é famosa por sua rica biodiversidade, mas tem sofrido danos contínuos das mudanças climáticas e de indústrias como a extração de madeira.


Ao chegar a um novo acordo para gerenciar a floresta tropical, o estado de Queensland chegou à conclusão de que a região de Daintree será devolvida e gerenciada pelos proprietários tradicionais da terra.


"Este acordo reconhece seu direito de possuir e administrar sua terra, de proteger sua cultura e de compartilhá-la com os visitantes à medida que se tornam líderes na indústria do turismo", disse o ministro do Meio Ambiente de Queensland, Meaghan Scanlon, em um comunicado.


É a primeira vez que Queensland transfere a propriedade de uma reserva nacional na região dos trópicos úmidos, no nordeste do estado, para um grupo indígena.


Os parques Uluru e Kakadu da Austrália, no norte do país, já pertencem a uma população indígena local.



Fonte - https://www.reuters.com/world/asia-pacific/australian-state-gives-worlds-oldest-rainforest-indigenous-group-2021-09-29/

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle