Golfinhos raros são flagrados dormindo em alto mar no litoral de São Paulo

Em uma viagem em alto mar em busca de aves marinhas no litoral Sul de São Paulo, o professor de geografia e guia de natureza Rodrigo Ferraz se deparou com uma situação curiosa: a aparição de um grupo de golfinhos-de-dentes-rugosos (Steno bredanensis), uma espécie mais rara e incomum. A cena impressionou ainda mais o observador pelos animais estarem dormindo, estáticos na superfície. A aventura começou partindo de Itanhaém (SP). Com o olhar treinado como guia de natureza, Rodrigo tinha como objetivo, além de garantir flagrantes especiais, auxiliar a equipe que estava promovendo a saída, já que, ao lançar alimentos para atrair as aves para perto dos turistas, biólogos como Fábio Barata (que organizou o evento) enfrentam o desafio de notar a chegada de espécies que surgem mais distantes.

“Por isso, fiquei ligado em qualquer coisa que pudesse aparecer para poder auxiliar o Fábio e comunicar os observadores. Decidi mirar no horizonte e manter meus olhos atentos”, conta o professor de geografia.

Após horas de observações e flagrantes de atobás, fragatas e trinta-réis, as fotos de aves já satisfaziam o observador. “Eu estava na parte de trás do barco e a embarcação estava desligada. Ficamos 1h30 nesse local e aproveitei para fazer um lanche. Quando o barco ia sair, olhei no horizonte e vi que tinha algo estranho ali”, relembra. Rodrigo achou, num primeiro momento, que eram aves marinhas, mas os animais estavam muito parados. Ao aproximar a visão da cena, com o auxílio da lente da máquina fotográfica, identificou um grupo de golfinhos, estáticos.


Só deu tempo de avisar os colegas observadores e fazer um clique até que o ronco dos motores do barco e o movimento na água fizessem os mamíferos se assustar e ir embora. "Foi tudo muito rápido e eu fui o único que consegui fotografar com qualidade e com tantos indivíduos aparecendo”, conta.

Fonte - https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2021/09/08/golfinhos-raros-sao-flagrados-dormindo-em-alto-mar-no-litoral-de-sao-paulo.ghtml

Notícias em destaque