Ideologia Coletiva, Mbee e Favela Galeria criam jardim para abelhas na periferia de São Mateus

São Mateus é um distrito localizado na zona leste de São Paulo, a aproximadamente 20 km da região central do município e conta com cerca de 220 mil habitantes.


Dentro de São Mateus, existe o @saomateusemmovimento, projeto criado em 2008 por jovens moradores da região, que estavam descontentes com a precariedade da região, diante da falta de oportunidades, tanto em educação, lazer e cultura, e decidiram agir e criar um espaço comunitário nomeado como “Espaço São Mateus em Movimento”.


Além de várias ações sociais organizadas pelo movimento, como doações de cestas básicas, botijões de gás e diversos projetos envolvendo as crianças da comunidade, eles criaram a Favela Galeria, que é uma galeria de arte à céu aberto, onde artistas, ativistas, coletivos e moradores se mobilizam pela arte e pela cultura na região.


Unindo forças com a @Mbeemel e a @Favelagaleria, nós idealizamos a criação de um projeto socioambiental que trouxesse mais áreas verdes à periferia de São Mateus, além de benefícios sociais, culturais e também trazer conscientização sobre a importância do papel das abelhas para o ecossistema.


A proposta foi construir dentro da comunidade um jardim inteligente, que conta com diversas espécies de plantas com funções medicinais, apícolas e alimentícias.


O intuito da criação desse jardim foi trazer informação e conhecimento aos moradores, além de despertar a curiosidade e carinho da comunidade local para que ela adote e cuide desse espaço, e para quem sabe no futuro, ampliar cada vez mais esse projeto dentro da periferia.


Foi um dia maravilhoso, com muita alegria das crianças e dos moradores ao aprenderem mais sobre a importância das abelhas para o mundo, e claro, de ter áreas mais verdes em nossas vidas. Muito obrigado a todos os envolvidos!


Notícias em destaque
Notícias recentes