“Mãe das árvores”: Conheça a indiana de 109 anos que já plantou mais de 8 mil árvores

Frente à impossibilidade de ter filhos, Saalumarada Thimmakka e seu marido dedicaram a vida ao cuidado de árvores. Mesmo após a morte dele, ela seguiu com seu propósito sendo hoje apelidada de “mãe das árvores”. Tudo começou como o ritual de plantar uma muda de árvore para uma criança, após 25 anos de casados e nenhum filho. No primeiro ano foram apenas 10 mudas, porém o casal indiano chegou a plantar 385 figueiras ao longo de quatro quilômetros. A espécie escolhida foi a figueira-de-bengala, endêmica e considerada sagrada na Índia.

No entorno, cultivaram arbustos espinhosos para proteger as figueiras de animais selvagens. A partir de então é que o trabalho começou de fato. Com o clima local árido, o casal precisou percorrer vários quilômetros para manter a rega das plantas. Toda essa dedicação deu vida a figueiras gigantes que cobriram toda uma estrada. O cultivo de árvores teve início em 1948 e em 1991 Bikkala Chikkayya, marido de Saalumarada, faleceu. Ela não desanimou. Já se passaram sete décadas desde a primeira muda e estima-se que ela tenha plantado mais de oito mil árvores.


Natural de Karnataka, no sul da Índia, Saalumarada já recebeu diversos prêmios por seus feitos. Entre os reconhecimentos, destaca-se que ela foi escolhida uma das 100 Mulheres do ano de 2016 pela BBC, recebeu o Prêmio Godfrey Phillips e foi eleita National Citizen’s Award of India.


Apesar dos títulos, sua vida sempre foi muito simples. Nascida em uma família de agricultores em uma aldeia, ela morou em uma cabana até que o governo de Karnataka, em 2014, construiu uma casa para ela. Outro fator que expõe sua condição é a imprecisão sobre a sua idade. Sem um registro confiável, estima-se que ela tenha 109 anos, mas não é possível garantir com certeza. O que não há dúvidas é que suas ações são inspiradoras e seu impacto positivo ficará marcado para as futuras gerações.

Fonte - https://ciclovivo.com.br/inovacao/inspiracao/109-anos-indiana-plantou-8-arvores/

Notícias em destaque
Notícias recentes