Mercedes anuncia produção de ônibus elétricos no Brasil com tecnologia nacional

A Mercedes confirmou na quarta-feira (25) que passará a fabricar ônibus elétricos no Brasil. O modelo foi batizado de eO500U e será feito na unidade de São Bernardo do Campo (SP). Apesar de usar tecnologias do eCitaro europeu (de concepção monobloco), o O500 elétrico manterá o conceito de chassi popular no mercado brasileiro. A expectativa é que as primeiras unidades comecem a rodar em viações de São Paulo já em 2022. O projeto de eletromobilidade levou cinco anos para ser concebido e contou com um investimento de cerca de R$ 100 milhões, dentro do ciclo de R$ 2,4 bilhões injetados pela marca no país entre 2018 e 2022. O chassi é um modelo urbano Padron 4x2 e fará parte da linha O500. Com piso baixo, ele poderá receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento, tamanho similar ao do Mercedes O 500 M 1826/59.

Este espaço é suficiente para transportar até 83 passageiros, com 29 assentos. De acordo com a Mercedes, ele pode utilizar de quatro a seis packs de bateria – duas na parte traseira e quatro na parte superior. No eixo traseiro também ficará alocado o motor elétrico, cuja potência ainda não foi divulgada.


Embora a montadora não tenha anunciado a capacidade das baterias, já sabemos que elas fornecem autonomia de 250 km. Em sistemas de carga rápidos, o veículo levará de 2 horas e meia à 3 horas para que as baterias atinjam a carga máxima. A Mercedes não revelou a velocidade de recarga. Como outros veículos do tipo, o ônibus da Mercedes também terá freio regenerativo, que recupera parte da energia cinética nas frenagens e transforma em eletricidade para recarregar os acumuladores. Seu painel de instrumentos trará informações sobre as baterias, motor elétrico e os demais sistemas eletrônicos.

Fonte - https://autoesporte.globo.com/onibus-e-caminhoes/noticia/2021/08/mercedes-anuncia-producao-de-onibus-eletricos-no-brasil-com-tecnologia-nacional.ghtml

Notícias em destaque