Nova máquina brasileira é capaz de plantar mais de 4 mil árvores por hora

Uma nova máquina brasileira criada pela Mahogany Roraima @mahogany.roraima é capaz de plantar mais de 4 mil árvores por hora. A máquina, batizada de “Forest Bot”, é 100% automática e planta mudas de diversas espécies em uma velocidade aproximada de 13 km/h. Aliás, além de plantar, também realizar diversas outras funções, como: regar, fertilizar e obter dados do plantio.

A empresa é capaz de plantar 16 mil árvores em 3 horas e meia e com apenas três operadores, segundo o presidente do Conselho Administrativo da Mahogany Roraima, Marcello Guimarães. “Com dez máquinas poderíamos plantar 200 hectares de floresta a cada 3 horas e meia. Em um ciclo de 24 horas, poderíamos plantar 1.200 hectares por dia ou 438.000 hectares por ano usando apenas dez máquinas”, disse Marcello. Atualmente cientistas apontam que 1 trilhão de árvores devem ser plantadas para conter o problema de emissão de gases, evitando um aumento do efeito estufa. Com aproximadamente 100 máquinas da Forest Bot, o número de 1 trilhão de árvores seria possível em apenas 14 anos.


Além disso, a dificuldade do plantio em massa atual é a produção de mudas em larga escala, e isso também pode ser solucionado através da instalação de viveiros. De acordo com o empresário, basta instalar viveiros em diversos estados ao mesmo tempo, mesclando 50% de espécies nativas e 50% de exóticas.


Desse modo, as espécies que podem ser cortadas também já estariam plantadas, enquanto as nativas permaneceriam no local, a fim de formar as florestas. Guimarães afirmou que ambos problemas, ambiental e o de extração ilegal de madeira, seriam solucionados. As máquinas desenvolvidas pela Mahogany Roraima devem se movimentar sozinhas sem auxílio humano (autocondução). A operação robotizada de sua tarefa terá orientação via GPS, além de uma inteligência artificial e análise da imagem 3D dos objetos que realizará o registro de todas as ações no banco de dados da máquina. Além disso, todo esse registro contará com geoprocessamento e transferência de dados para a nuvem. quando conectada a internet.




Fonte - https://engenhariahoje.com/sustentabilidade/nova-maquina-brasileira-capaz-de-plantar-mais-de-4-mil-arvores-por-hora/

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle