Pescador do Bonete registra Raia Manta ameaçada de extinção na Ponta do Boi, em Ilhabela

O pescador Marcelo Fernando dos Santos, de 47 anos, que nasceu e mora no Bonete, na Ilhabela, foi dar um mergulho com um amigo no dia 27 de março e no caminho entre Bonete e Ponta do Boi, a duas milhas da costa, eles avistaram uma Raia Manta. “Como meu celular é à prova d’água conseguimos filmar. Quando meu amigo estava fazendo as imagens ela chegou a vir ao nosso encontro, inclusive chegou bem próximo do meu amigo e encostou nele, tanto que ele acabou soltando o celular, que desceu uns seis metros, mas eu consegui mergulhar e pegar e ainda deu tempo de fazer mais alguns registros”, conta Marcelo.

O pescador disse que costuma ver outros tipos de raias nos costões rochosos da região do Bonete. “Não me assustei porque eu estou acostumado a ver sempre os outros tipos de raias. Quando o mar está bem calmo a gente consegue avistá-las. Nesse dia eu vi três dessas”, revela. O vídeo foi gravado no dia 27 de março.

Alguns tipos de raias são perigosas no contato com humanos por terem ferrões, mas não é o caso da Raia Manta. Guilherme Kodja, que é o fundador e pesquisador do projeto Mobulas do Brasil e do projeto Megafauna Marinha do Brasil, analisou as imagens que recebeu das filmagens feitas por Marcelo do Bonete. Esse tipo de raia é um animal muito carismático e totalmente inofensivo, ela não morde, não tem ferrão é extremamente dócil, tem o maior cérebro dentre os peixes dos oceanos em proporção ao seu tamanho. Das filmagens que recebi fiz fotos e ao analisar tive a certeza que se trata de uma Raia Manta, que são animais que podem chegar a 8 metros, pesar mais de duas toneladas e trezentos quilos e viver mais de quarenta anos. As Raias Mantas não têm ferrão, portanto são inofensivas. A que o Marcelo viu é uma fêmea adulta, tem cerca de 5 metros, sem ferimentos e na avaliação da IUCN (que é a entidade internacional que avalia o risco de extinção das espécies) ela é ameaçada de extinção. A gente prevê que se as coisas continuarem como estão pelo mundo, em três gerações do animal, que é aproximadamente 87 anos, elas podem estar extintas da natureza”, informa Kodja.


Link para a matéria completa e vídeo da raia manta - https://www.tamoiosnews.com.br/noticias/cidades/pescador-do-bonete-registra-raia-manta-ameacada-de-extincao-na-ponta-do-boi-em-ilhabela/

Notícias em destaque