Pesquisadores encontram quatro novas espécies de peixe em Fernando de Noronha

Cientistas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) encontraram quatro espécies de peixes nunca antes descritas, além de outras 15 já conhecidas, mas que ainda não haviam sido registradas no arquipélago.


Os quatro moradores recém apresentados de Noronha são o Peixe Lagarto (Synodus sp.), o Peixe Pedra (Scorpaena sp.), a Maria da Toca Pequena (Psilotris sp.) e o Peixe Afrodite (Tosanoides sp.). O artigo detalhado foi publicado na segunda-feira (14), na revista científica Neotropical Ichthyology. Os animais estavam em um local inexplorado da ilha, onde a pesca é permitida. Segundo pesquisador, a taxa de descoberta é de uma a três espécies por hora de expedição.

O arquipélago pernambucano é um berço de espécies marinhas, que são protegidas pelo Parque Nacional da Ilha. No entanto, as áreas mais profundas do oceano estão fora do perímetro do santuário ecológico. A pesca é permitida por lá, o que faz com que algumas espécies diminuam em população antes mesmo de serem descritas pela ciência.


Por conta disso, um grupo de pesquisadores da UFES e da Academia de Ciências da Califórnia, em parceria com a ONG Voz da Natureza e outras universidades brasileiras, decidiram explorar a região mais profunda de Noronha, para além da plataforma continental.


Os mergulhadores ultrapassaram a região dos recifes rasos, onde os corais se posicionam horizontalmente, a entrada de luz solar é mais intensa e a temperatura fica em torno dos 26 ºC. Na expedição, os cientistas chegaram a 100 metros de profundidade, atingindo uma região duas vezes mais fria e com baixa luminosidade, onde o recife se posiciona de forma vertical.


Noronha já extinguiu o uso de plásticos na ilha. Os únicos permitidos são de embalagens que carregam condimentos de Pernambuco ao Arquipélago. Mesmo assim, os mergulhadores encontraram alguns plásticos, linhas de pesca e cordas no ambiente mais profundo.

Reprodução - https://super.abril.com.br/ciencia/pesquisadores-encontram-quatro-novas-especies-de-peixe-em-fernando-de-noronha/

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.