Prefeitura de Ibirité (MG) adota cadela de rua e ela ganha até crachá para "trabalhar"

Uma cadelinha toda enfeitada que usa bandana e adesivos de florzinhas no pelo. Sempre limpa e bem comportada, costuma receber os cidadãos na porta da Prefeitura de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).


Muito educada, não late aos que chegam. Pelo contrário: se enrosca em busca de um afago nas pernas dos que por ali transitam e gosta de se deitar à beira do espelho d´água para aproveitar o sol. Vez ou outra transita no gabinete do prefeito reeleito William Parreira.


É assim que vive a Pretinha, uma cadela vira-lata que virou a mascote da sede administrativa do município.


Engana-se quem pensa que Pretinha é apenas uma cadelinha de rua. Já foi, mas há quatro anos mora dentro da prefeitura e até ganhou uma casa construída só para ela, no estacionamento interno.


Por lá, ela tem boa ração, coleira refletora, banhos semanais, petiscos e até um crachá de identificação da prefeitura de Ibirité. Afinal, ela também pode ser considerada servidora, já que ajuda a “guardar” as dependências do Poder Executivo da cidade.


Pretinha tem cerca de oito anos e foi resgatada da rua pelo grupo Protetores dos Animais Independentes de Ibirité (Paiib), grupo voluntário que ajuda cães abandonados. A integrante Regiane Florentina Paiva conta que a mascote gosta de se sentir livre e é um animal comunitário.


“Ela vivia pelas redondezas da prefeitura. Tentamos a adoção em um lar, mas ela ficou muito triste, não comia e chorava todos os dias. A família devolveu e percebemos que aqui ela ficava feliz. Não foi algo planejado, aconteceu. Muitos servidores e até o prefeito ajudam com os custos. Ela é muito dócil, muito carinhosa. É o xodó de todos. Todos se apegaram”, conta Regiane.


A empresária Bruna Emanoelle Gomes Carmo diz que Pretinha é frequentadora assídua de seu pet shop. Toda terça-feira ela busca a cadelinha para tomar banho com hora marcada e motorista. “Ela já sabe o horário e é só buzinar e abrir a porta do carro que ela vem toda feliz. Não preciso usar a guia porque ela é muito educada”, conta.



Fonte - https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/12/10/interna_gerais,1219315/xodo-de-ibirite-cadelinha-segue-com-prefeito-no-proximo-mandato.shtml

Notícias em destaque