Rara espécie de Peixe-mão-de-rosa é vista na Austrália pela primeira vez em décadas

Uma rara espécie de peixe "ambulante", nativo apenas da Austrália, foi avistado pela primeira vez em 22 anos na costa da Tasmânia, um estado da Austrália.


O peixe-mão-de-rosa foi avistado pela última vez por um mergulhador na costa da Tasmânia em 1999 e só tinha sido visto quatro vezes até então. Temendo por sua sobrevivência, as autoridades recentemente o classificaram como uma espécie em perigo de extinção.


Mas pesquisadores australianos o encontraram novamente, em uma filmagem de alto mar, feita no início de 2021 em um parque marinho.


A nova filmagem mostra os peixes em águas mais profundas e abertas do que antes. Os cientistas pensaram que o peixe era uma espécie de águas rasas que vivia em baías protegidas - mas agora ele foi encontrado a uma profundidade de 150 metros na costa sul selvagem da Tasmânia.


"Esta é uma descoberta empolgante e oferece esperança para a sobrevivência contínua do peixe mão-de-rosa, já que claramente eles têm um habitat e uma distribuição mais amplos do que se pensava", disse o pesquisador principal e biólogo marinho Neville Barrett, professor associado da Universidade da Tasmânia.


O peixe tem esse nome devido as "mãos" gigantescas nas quais "caminha" ao longo do fundo do mar, além de nadar.



Fonte - https://www.bbc.com/news/world-australia-59778215

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle