Tartarugas-verdes têm novo habitat no RJ graças ao projeto Ilhas do Rio

Localizado a apenas 5 KM da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras é uma unidade de conservação de proteção integral, formada pelas Ilhas Comprida, das Palmas, Cagarras, Filhote da Cagarra, Redonda e Filhote da Redonda.


O local está se tornando um novo habitat para tartarugas da espécie Chelonia mydas, popularmente chamadas de tartarugas-verdes. Um primeiro estudo realizado entre agosto de 2020 a abril de 2021 identificou e catalogou 28 indivíduos, em sua maioria jovens tartarugas em busca de descanso e boa alimentação.

Deste total de animais cadastrados, 13 já foram reavistados na área pelo menos uma vez. Segundo os pesquisadores, a concentração da espécie pode estar associada às boas condições da região, que exibe costões rochosos e pedras que podem ser utilizados como locais de descanso. O local também oferece diversas espécies de algas, corais, esponjas e outros invertebrados (utilizados como alimento) e espécies de peixes que desempenham o papel de limpeza.

Este é o resultado do Projeto Ilhas do Rio conduzido pelo Instituto Mar Adentro, com a curadoria técnica do WWF-Brasil e patrocínio da Associação IEP e JGP. “As Ilhas Cagarras, em especial a Ilha Comprida, tem demonstrado ser um local atrativo e favorável para as tartarugas-verdes. Como as demais tartarugas encontradas no Brasil, ela também está ameaçada de extinção, sendo fundamental a proteção do habitat utilizado pelos juvenis para a manutenção da população a longo prazo”, explica Suzana Guimarães, Coordenadora da Pesquisa de Tartarugas do Projeto Ilhas do Rio.

As Ilhas Cagarras, em especial a Ilha Comprida, tem demonstrado ser um local atrativo e favorável para as tartarugas-verdes. Como as demais tartarugas encontradas no Brasil, ela também está ameaçada de extinção, sendo fundamental a proteção do habitat utilizado pelos juvenis para a manutenção da população a longo prazo”, completa Suzana.


Fonte - https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/tartarugas-verdes-tem-novo-habitat-no-rj/

Notícias em destaque