Trecho da BR-280 em SC terá segundo viaduto de travessia de fauna do Brasil

Graças à preocupação e respeito com o meio ambiente, a BR-280/SC receberá o segundo viaduto para travessia de fauna do Brasil e o primeiro de Santa Catarina, chamado overpass.

Ele será instalado no limite entre os municípios de Guaramirim e Schroeder, no km 64, garantindo a conexão de dois grandes fragmentos de vegetação nativa e buscando a redução do número de atropelamentos da fauna. O overpass pioneiro foi instalado na Floresta Nacional de Carajás, no Pará, em maio de 2019.

Até o dia 13 de junho, já tinham sido executadas 44% das obras previstas no contrato do Lote 2.2, que compreende o novo contorno rodoviário de Guaramirim e Jaraguá do Sul. Essa travessia ajuda a preservar a vida silvestre. Trata-se de uma passagem verde que permite aos animais circularem de maneira segura em seus habitats, protegendo-os e prevenindo acidentes. Assim, diminui-se o risco de atropelamentos quando eles precisam atravessar uma rodovia, por exemplo. Nos Estados Unidos, Canadá e em alguns países europeus e asiáticos eles já existem e são eficientes. Para funcionar, esses viadutos precisam direcionar, induzir e conter os animais. Para isso, devem ser instaladas cercas em cada lado dos acessos, feitas de arame galvanizado, com mais de dois metros de altura. Além dessa proteção, o overpass deve receber vegetações arbustivas e pequenas, que simulam a continuidade do terreno. Dessa maneira, os animais não percebem que estão atravessando uma ponte e a passagem segura é garantida.



Fonte - http://www.testonoticias.com.br/geral/br-280-ter%C3%A1-viaduto-para-travessia-de-fauna-entre-guaramirim-e-schroeder-1.2229510

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 by Ideologia Coletiva. Todos os direitos reservados.