‘Voz dos Oceanos’ - Família Schurmann busca soluções para poluição plástica

A situação é grave e o desafio de encontrar soluções para a poluição plástica, que já pode ser considerada uma epidemia mundial, é enorme. Os danos ao meio ambiente e à saúde humana causados pelo plástico crescem a cada dia.


A família Schurmann é uma família brasileira famosa por velejar ao redor do mundo. É composta por VilfredoSchurmann e Heloísa Schurmann, e seus filhos Pierre Schurmann, David Schurmann, Wilhelm Schurmann e Kat Schurmann (filha do casal, nascida na Nova Zelândia em 1992).


“O descarte incorreto desse material contribui para a redução da biodiversidade, poluição dos mares e, consequentemente, para a degradação do ecossistema. E, mesmo assim, a sua produção e consumo continuam crescendo”, afirma VilfredoSchurmann.


A família Schurmann faz parte do grupo de incansáveis que buscam entender e diminuir o impacto que o plástico causa no planeta, em especial nos oceanos. Com este objetivo eles irão sair de Santa Catarina, no início de agosto, para mais uma expedição.


A bordo do veleiro Kat, a família Schurmann vai passar 24 meses no mar e deve percorrer a seguinte rota: costa brasileira, ilhas do Caribe, costa atlântica dos Estados Unidos, arquipélago das Bermudas, voltando para o Caribe, cruzando o canal do Panamá, navegando até Galápagos, seguindo pelo Oceano Pacífico Sul até a Polinésia e terminando na Nova Zelândia, além de navegar por alguns pontos dos mares, onde os mais variados itens de plástico se acumulam, vindos de diferentes partes do mundo por meio das correntes marítimas.


“A expedição Voz dos Oceanos terá 24 meses. Vamos documentar a poluição plástica nos mares e identificar possíveis soluções para a questão, mobilizando cientistas, empreendedores, escolas, poder público, setores privados e a população em geral em 40 destinos”, relata Heloisa Schurmann.



Fonte - https://ciclovivo.com.br/inovacao/inspiracao/familia-schurmann-busca-solucoes-para-poluicao-plastica/

Notícias em destaque
Notícias recentes